Tensões Normais em Vigas de C. Armado / Flexão assimétrica

vigas de concreto armado / Flexão assimétrica

Tensões Normais em Vigas de C. Armado / Flexão assimétrica
Tensões Normais em Vigas de C. Armado / Flexão assimétrica

Tensões Normais em Vigas de C. Armado / Flexão assimétrica free download

vigas de concreto armado / Flexão assimétrica

A disciplina Resistência dos Materiais, também chamada de Mecânica dos Materiais, Mecânica dos Sólidos e Mecânica dos Corpos Deformáveis, trata da resposta interna de um corpo, em termos de tensão e deformação, quando solicitado externamente através de um carregamento, ou seja, forças, momentos e vínculos. Esta resposta interna guia o engenheiro na escolha dos materiais e seu dimensionamento do ponto de vista estrutural. As propriedades mecânicas de um material e sua aplicação impõe limites operacionais mensurados pela tensão e deformação admissíveis.

O aprendizado desta disciplina depende dos fundamentos abordados nas disciplinas de Cálculo e Mecânica dos Corpos Rígidos. Por outro lado, a disciplina Resistência dos Materiais serve de base para o desenvolvimento das disciplinas relacionadas ao cálculo estrutural.

No campo da pesquisa, esta disciplina está presente na descoberta, caracterização e aplicação de novos materiais, bem como no desenvolvimento de métodos que auxiliem a prever o comportamento mecânico dos corpos.

Para a Engenharia, o estudo e conhecimento da resistência dos materiais é imprescindível, sendo o pré-requisito para a análise dos elementos estruturais em geral tais como, estruturas metálicas, em madeira, concreto armado, concreto protendido, dentre outros.

Esse curso tem como objetivo:

- Proporcionar o conhecimento em Resistência dos Materiais como fundamento para análise e projeto de estruturas isostáticas através de variados métodos, considerando as características físicas do material empregado na estrutura, assim como as diversas condições de carga à qual esta possa estar submetida.

- Possibilitar o desenvolvimento de uma visão ampla da necessidade de utilização de métodos científicos no projeto mecânico;

- Estimular o desenvolvimento de um método cognitivo, técnico e prático de interpretação, análise e solução de problemas.

- Desenvolver a aplicação dos conteúdos das teorias de resistência dos materiais