Vigas Isostáticas - Diagramas de Momento Fletor e Cortante

Aprenda sobre o cálculo das reações de apoio e traçar os diagramas de momento fletor e cortante em vigas - isostática

Vigas Isostáticas - Diagramas de Momento Fletor e Cortante
Vigas Isostáticas - Diagramas de Momento Fletor e Cortante

Vigas Isostáticas - Diagramas de Momento Fletor e Cortante free download

Aprenda sobre o cálculo das reações de apoio e traçar os diagramas de momento fletor e cortante em vigas - isostática

Este curso está elaborado da seguinte forma:

· parte 1 – Conceitos básicos de equilíbrio e decomposição de forças;

· Parte 2 – Cálculo das reações de apoio de vigas isostáticas sob diversas circunstâncias;

· Parte 3 – Cálculo das funções cortante e momento fletor usando o método das seções e esboço dos diagramas de esforço cortante e momento fletor.

A primeira parte do curso consiste numa rápida e importante revisão das condições de equilíbrio de um corpo rígido e da decomposição de forças em suas componentes perpendiculares. Esses conhecimentos serão amplamente utilizados no decorrer do curso. Se o estudante estiver seguro quanto a esses temas, pode pular para a parte 2.

A segunda parte do curso é composta de cerca de vinte exemplos resolvidos passo-a-passo, sendo, portanto, o material em vídeo mais completo sobre o tema. Os problemas resolvidos envolvem cargas pontuais, cargas inclinadas e cargas distribuídas em vigas isostáticas sob diversas configurações de apoio, tais como: viga bi-apoiada, viga bi-apoiada com um balanço, viga bi-apoiada com dois balanços, viga engastada, viga inclinada etc. Esta seção poderá ainda ser ampliada se surgirem sugestões de casos não contemplados indicadas pelos alunos.

A terceira e última seção do curso aborda o cálculo da função esforço cortante Q(x) e do momento fletor M(x) usando o método das seções, bem como o esboço em escala ou não dos diagramas de momento fletor (DMF) e de esforço cortante (DEC) em vigas isostáticas sob diversas configurações. Todas as aulas dessa seção foram gravadas mostrando o cálculo manuscrito, filmando a mão do professor, ensinando inclusive a escolher a escala mais adequada para a representação. Cada exemplo resolvido é uma verdadeira aula particular e demorou em torno de 6 horas para ser gravada e editada. Este conjunto de vídeos é sem dúvida a maneira mais rápida e prática de aprender esse tema.

Como método de estudo, recomendo que ao iniciar esse curso você tenha em mãos lápis, papel e disciplina para refazer todos os exercícios. CUIDADO, entender a explicação do professor é diferente de aprender o conteúdo. Você provavelmente é capaz de assistir todas as aulas desse curso entendendo perfeitamente o que foi dito e feito, mas se não botar a mão na massa, dificilmente será capaz de resolver um problema inédito sozinho. Assistir as aulas sem praticar é como achar que aprenderá a nadar olhando outra pessoa na piscina.

Além disso, como você verá, a solução de alguns problemas desse curso demandará muitas páginas de cálculo. Desse modo, para ter sucesso nas provas, por exemplo, não bastará saber fazer. Será necessário estar treinado, ser proficiente. Pense em você como um atleta que repete o mesmo movimento milhares de vezes nos treinos para que possa executá-lo perfeitamente em uma competição.

Bons estudos, nos vemos nas aulas!