Para gostar de Matemática

Fundamentos da Matemática

Para gostar de Matemática
Para gostar de Matemática

Para gostar de Matemática free download

Fundamentos da Matemática

Por cerca de mil anos (século 5 a.C até século 5 d.C), a civilização grega manteve uma esplêndida tradição de trabalho na matemática (especialmente na geometria), assim como na astronomia e na música, estas consideradas como disciplinas associadas à matemática, além da poesia do drama e da filosofia.

Pode-se dizer que a cultura e a importância de uma pessoa era medida pelo seu conhecimento nestes assuntos. Em contraste com os gregos, os romanos consideravam as artes da guerra e da política como as mais nobres.

Certa ou errada, a atitude romana de relegar a uma segunda classe a matemática e as ciências em geral, é, sem dúvida, a que vigora em nossos dias. Quantos políticos, empresários ou celebridades sabem explicar o movimento das marés ou o que é um antibiótico?

Decididamente a matemática é vista em nossa sociedade como algo enfadonho e complicado e que deve ser engolido à força.

Falando especificamente de maneira específica do sobre o ensino da matemática, é clara a confusão entre treinamento e educação. Nos últimos anos em nosso país, a forma de lecionar tem sido exclusivamente condicionada para a aprovação em vestibulares, ou seja, concentra-se no treinamento de certas habilidades que serão úteis nestas provas. A isso não se pode dar o nome de educação matemática. Esta tem que de contemplar a historia das ideias, os métodos de demonstração e em como os conceitos da matemática são transferidos para as outras ciências.

Nos meus dias de ginásio eu usava lápis e borracha para calcular logaritmos e raízes quadradas, (felizmente não cheguei à raiz cúbica). Hoje em dia será difícil encontrar alguém, mesmo um matemático, que se lembre como extrair uma raiz quadrada à mão. Saber extrair raízes realmente não tem nada a ver com saber matemática. Decorar fórmulas e resolver exercícios automaticamente aplicando as fórmulas também não. Hoje não precisamos saber de cor nenhuma fórmula, nem mesmo fazer contas, para saber e fazer matemática, pois para isso temos as máquinas, que, por sinal, são muito melhores que nós nestas tarefas. Segundo Einstein: “ É um milagre que a curiosidade sobreviva a educação formal”.

Este curso, embora trate de assuntos bastante básicos, não é um curso didático para ensinar matemática nas escolas. Escrevi este curso pensando principalmente nas pessoas mais maduras - os pais interessados principalmente – para que possam entender um pouco do assunto e assim direcionar seus filhos para o aprendizado de algo que poderá tornar suas vidas mais interessantes.

Neste curso vamos nos concentrar nos Fundamentos e na Álgebra. Os próximos tratarão da Geometria e da Análise. Além da teoria, apresento diversos exemplos, e questões, com as soluções, para você tentar resolver. As questões são mais que meros exercícios de aplicações de fórmulas e algumas são difíceis. Minha recomendação é que você realmente tente resolver as questões com persistência, não desistindo facilmente, mesmo que você tenha que deixar uma questão para depois, e só vá encontrar a solução depois de um esforço razoável.

Ao ser perguntado o que alguém ganharia em aprender geometria, Euclides chamou seu escravo e disse: “Dê a ele três moedas visto que ele deve ganhar algo em troca do que aprende”. Quando você aprende matemática, você ganha prazer e satisfação.

É com este espírito que este curso foi feito.